ABRA é eleita para o Conselho Nacional de Assistência Social - Gestão 2014-2016

No dia 23 de maio de 2014, no auditório do Ministério da Previdência Social, em Brasília, a Presidenta do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, Luziele Tapajós, instalou a Assembleia de Eleição da Sociedade Civil do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS – Gestão 2014/2016, para o preenchimento das vagas dos seguintes segmentos: Entidades e Organizações de Assistência Social, Entidades e Organizações de Trabalhadores do SUAS, e Representantes ou Organizações de Usuários.

Para o Segmento de Representantes ou Organizações de Usuários, Eufrásia Agizzio foi eleita para a vaga de suplência, representando a ABRA – Associação Brasileira de Autismo.

No dia 5 de junho ocorreu a posse dos(as) conselheiros(as) eleitos(as), durante a 223ª Reunião Ordinária do CNAS.

Foto1CNAS

 

Foto3CNAS

Representantes da ABRA, Eufrásia Agizzio (Santa Bárbara D’Oeste – SP) e Telma Viga (Manaus – AM)


Eufrásia Agizzio é presidente da AMAI-SBO - Associação de Monitoramento dos Autistas Incluídos em Santa Bárbara D'Oeste (SP), entidade filiada a ABRA.

A AMAI foi fundada em 02/04/2011 e atualmente atende 15 crianças e adolescentes, incluídos na rede regular de ensino.A AMAI-SBO, propõe somar esforços e mobilizar familiares, responsáveis, professores, educadores, enfim, a sociedade local, para o enfrentamento do desafio da inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismona sociedade, vindo a usufruir dos direitos de cidadão como qualquer outro” (www.amaisbo.org.br).

A participação da ABRA no CNAS é importante porque ao Conselho, órgão ligado diretamente ao Ministério do Desenvolvimento Social - MDS, compete, entre outras coisas:

 - aprovar a Política Nacional de Assistência Social (PNAS),

 - regular a prestação de serviços públicos e privados de assistência social,

 - zelar pela efetivação do sistema descentralizado e participativo de assistência social e

 - convocar ordinariamente a Conferência Nacional de Assistência Social.

As pessoas com TEA têm vários direitos a serem viabilizados via MDS, como BPC e residência assistida.  Para informações mais detalhadas, consultar o texto LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO, página 3, item 3 do Plano Viver Sem Limites - Eixo Assistência Social, disponível para download no site da ABRA:  http://www.autismo.org.br/site/images/Downloads/Legislacao2014.pdf

A sede da ABRA é em Brasília. Como a Presidência é itinerante e a presidente atual é de São Paulo, o local da Presidência da ABRA neste mandato, foi cedido pela AMA de São Paulo e o endereço é: ABRA - Associação Brasileira de Autismo
Rua do Lavapés, 1123
Cambuci - São Paulo - SP
CEP: 01519-000
Fone: (11) 3376-4400
ama